JEJUM BÍBLICO – TUDO SOBRE JEJUM

Pois bem, segundo o dicionário Aurélio jejum é: “Abstinência ou abstenção total ou parcial de alimentação em determinados dias, por penitência ou prescrição religiosa ou médica.”

Em toda a bíblia existem citações a respeito do jejum. No antigo testamento (lei de Moisés), por exemplo, existia um dia na semana destinado para o jejum: Dia da Expiação (leia: Lv. 23.27), que ficou conhecido como o dia do jejum. Porem no novo testamento não há ordem a para que nós jejuássemos. Porem existe muitas citações sobre o jejum.

O fato de não existir ordens diretas a respeito do jejum, não quer dizer que não devamos jejuar. O próprio Jesus nos instrui quanto ao jejum: “Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.” (Mt. 6.16-18.)

O que Jesus quer dizer através destas palavras é que nós não devemos jejuar para nos mostramos diante de outras pessoas, o nosso jejum é uma maneira de nos aproximarmos de Deus, o jejum promove o estado de comunhão com Deus, liberando assim o Espírito Santo (que é responsável pelo nosso contato com Deus) a agir no homem interior. Leia (RM 8.13)

O fato de Jesus dizer que o jejum deve ser em secreto também não quer dizer que não possamos comentar que estamos em jejum ou que fizemos um jejum, porque se assim fosse como saberíamos que Jesus jejuou no deserto? O importante é que o objetivo do nosso jejum não seja para nos “aparecer”diante de outras pessoas, como faziam os fariseus (Lc 18.12).

Todas as vezes que a Bíblia relata um jejum, a pessoas o faziam com um propósito.

Alguns propósitos do jejum são:

No velho testamento:

  • Consagração – (Nm. 6.3,4).
  • Arrependimento de pecados – (1Sm. 7.6).
  • Luto – (2Sm. 1.12 e 3.35).
  • Aflições – (2Sm. 12.16-23) e (2Cr. 20.3).
  • Buscando proteção – (Ed. 8.21-23) e (Et. 4.16).
  • Em situações de enfermidade – (Sl. 35.13).
  • Intercessão – (Dn. 9.3, 10.2,3)

No novo testamento:

  • Preparação para a batalha espiritual – (Mt. 17.21).
  • Estar com o Senhor – (Lc. 2.37).
  • Preparar-se para o ministério – (Lc. 4.1,2).

Em Atos dos Apóstolos vemos a Igreja praticando o jejum em diversas situações, tais como:

  • Ministrar ao Senhor - (At.13:2).
  • Enviar ministérios – (At. 13.3).
  • Estabelecer presbíteros – (At. 14.23).

Nas Epístolas só encontramos menções, de Paulo ter jejuado (2Co. 6.3-5; 11.23-27).

A Bíblia também relata três maneiras de jejum.

a) Jejum PARCIAL. O jejum parcial se dá a abstinência de parte de sua alimentação, como por exemplo, deixar de almoçar, ou de tomar café da manha, ou mesmo de comer carne, tomar refrigerante ou etc. O importante que se abstenha de algo que seja parte constante de sua alimentação. Se você se abstiver de algo que você coma esporadicamente como, por exemplo, doce não é considerando um jejum (bíblico).

Podemos encontra um exemplo de jejum parcial no livro de Daniel: “Naqueles dias, eu, Daniel, pranteei durante três semanas. Manjar desejável não comi, nem carne, nem vinho entraram em minha boca, nem me ungi com óleo algum, até que se passaram as três semanas.” (Dn. 10.2,3.)

Nesta passagem Daniel relata ter deixado de comer apenas carne e manjar desejável, e não tomou vinho. Provavelmente Daniel fez um regime à base de frutas e legumes.

Geralmente este tipo de jejum tem uma durabilidade maior, como pro exemplo Daniel que jejuou três semanas (21 dias).

b) Jejum NORMAL. Este tipo de jejum se dá a abstinência total de comida, que é o mais praticado. Durante este jejum não se come nada em um período pré-determinado, porem se bebe água. Este foi o tipo de jejum que Jesus praticou no deserto durante 40 dias. Na bíblia não há relatos que Jesus tenha bebido água, o que seria humanamente impossível, principalmente no deserto. Quando Jesus terminou os 40 dias de jejum ele teve FOME. “Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto, durante quarenta dias, sendo tentado pelo Diabo. Nada comeu naqueles dias, ao fim dos quais teve fome.” (Mt. 4.2.)

c) Jejum TOTAL. Este tipo de jejum se dá a abstinência total de comida e água. Na bíblia existem poucas menções a respeito deste tipo de jejum o que não ultrapassa o limite de 3 dias (a não ser o de Moisés e Elias numa condição diferente que explicaremos adiante). Devemos nos lembrar que o objetivo do jejum é mortificação dos desejos da carne e não a morte do nosso corpo, que é totalmente dependente de água. O melhor exemplo bíblico deste tipo de jejum é o de Ester: “Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais, nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; eu e as minhas servas também jejuaremos. Depois, irei ter com o rei, ainda que é contra a lei; se perecer, pereci.” (Et. 4.16). Paulo também praticou este tipo de jejum: “Esteve três dias sem ver, durante os quais nada comeu, nem bebeu.” (At. 9.9).

A Medicina adverte que ficar sem beber água durante um período maior que 3 dias são nocivos a nossa saúde.

A duração do jejum

A Bíblia não determina uma duração exata do jejum. Porem existe algumas citações de determinados tipos de jejuns, com o mesmo propósito que tinha uma duração comum de tempo.

1 dia – O jejum do Dia da Expiação.
3 dias – O jejum de Ester (Et. 4.16) e o de Paulo (At. 9.9).
7 dias – Jejum por luto pela morte de Saul (1Sm. 31.13).
14 dias – Jejum involuntário de Paulo e os que com ele estavam no navio (At. 27.33).
21 dias – O jejum de Daniel em favor de Jerusalém (Dn. 10.3).
40 dias – O jejum do Senhor Jesus no deserto (Lc. 4.1,2).

Obs.: Os jejuns que Moisés (Ex. 34.2) e Elias (2Re. 19) fizeram duram 40 dias e foram jejum do tipo total, sem beber água. Foi sob uma direção de DEUS em situação sobrenatural, caso o contrario seus corpos não teriam suportado a desidratação.

Depois de verificarmos como a bíblia trata o jejum, quais são as formas de praticar um jejum e para quais propósitos eles eram praticados?

Vamos ver o que não pode faltar em um jejum.

Todas a vezes que a bíblia relata a pratica do jejum, as pessoas agiam de maneira diferente da sua rotina, por exemplo Davi se cobria com sacos e cinzas, Daniel orava constantemente e assim por diante.

Listadas a baixo estão algumas coisas que não devem faltar em um jejum:

A) Leitura da Palavra - Leitura da palavra de Deus é um fator muito importante no jejum, pois quando estamos em jejum nosso espírito está mais ligado ao Espírito Santo, o que nos ajudará a compreender muito mais a palavra de Deus.

B) Oração - Não existe jejum sem oração. A oração é maneira que temos de nos comunicarmos com Deus, é essencial que ao começarmos um jejum façamos uma oração em que estabelecemos os nossos propósitos com o jejum, e ao final no jejum oramos para entregar o sacrifício a Deus. Porem não são só nestes momentos que devemos orar, mais sim durante todo o jejum. Lembro que a oração não é necessariamente com nossos joelhos dobrados pode ser, enquanto caminhamos, dirigimos, estudamos e etc. Sempre há tempo de condições para conversamos com Deus.

C) Estar em Espírito - É viver com a mente voltada para os céus, ligado nas coisas espirituais. É uma condição de vida para todos os Servos do Senhor, em tempos de jejum ou não.

“Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.” Sl 51.17

Jejum é compromisso que fazemos, e se decidimos fazê-lo devemos honrá-lo. Será indispensável que levemos o jejum a sério. Tudo que façamos, façamos para DEUS. (Rm 14.6-9)

Referências:
Compreendendo o Jejum (Subirá, Luciano);
Jejum, uma Bênção (Oliveira, Elias R. de)
Bíblia Sagrada (Santo, Espírito)

Que Deus faça resplandecer a glória Dele na sua vida. Shalom!

Pr Júnior Silva / Pra Laura Valéria
Presidente do MBA

0 comentários:

Leave a Comment

Related Posts with Thumbnails

Back to Home Back to Top Karina Munari. Theme ligneous by pure-essence.net. Bloggerized by Chica Blogger.